QUEM SOMOS NÓS?
Com o intuito de participar das competições Baja SAE, é trabalhada na equipe uma logística empresarial, dividindo em núcleos de trabalho com diferentes objetivos individuais, porém com o foco em comum da construção final dos protótipos. São diferentes frentes de trabalho, envolvendo projeto, captação de recursos, construção e ações sociais.
Com a participação dos estudantes, buscamos desenvolver competências de trabalho em grupo, proatividade, habilidade técnica e prática, dentre outras que são exigências do mercado de trabalho atual.
A estrutura hierárquica da equipe é composta por Capitão, Vice capitão, diretores de área e membros, organizando tomadas de decisões relacionadas ao projeto como cronograma e orçamento, além de desenvolver a capacidade de liderança dos membros.
A organização das áreas é dividida em dois grupos - gestão e estrutura - que se subdividem em setores destinados a administração e cada especificação do carro.
Mantendo as redes sociais ativas e em crescimento, esta área é responsável por tudo que envolve visibilidade, mídia e comunicação, levando mensagens de dentro da equipe para o público. Ademais, caminhando em paralelo com o financeiro, este setor recebe a função de contatar empresas em busca de patrocinadores para firmar contratos, divulgando a marca e aumentando o reconhecimento de ambos no mercado.
Em meio de competição, o objetivo do Marketing e Patrocínio é desenvolver uma empresa fictícia e mapear um negócio mostrando a viabilidade da produção de 4000 bajas por ano, convencendo a banca de que nosso protótipo é válido de investimento.
A gestão de pessoas tempo e qualidade é responsável pelo gerenciamento e desenvolvimento dos membros da equipe. A área atua na execução do processo seletivo, controla atividades gerais e a participação dos membros, busca formas de melhorar o rendimento geral, o convívio e a organização do meio, sempre a fim de otimizar o trabalho. Um dos seus objetivos é também capacitar a equipe, proporcionando assim, a evolução pessoal e profissional de cada indivíduo para o mercado de a fora. Tudo isso é realizado após estudos e treinamentos dos membros desta área, considerando estratégias e ferramentas de gestão que possam ser aplicadas em prol do trabalho em equipe e o desenvolvimento da mesma.
O setor de Gerenciamento de Recursos é responsável pela logística das atividades de arrecadação da equipe, além da organização e controle das finanças a fim de validar o orçamento de cara área da Estrutura e Gestão. Através do gerenciamento estratégico financeiro, a área busca garantir o equilíbrio do fluxo de caixa, gerindo contas e assegurando a estabilidade monetária da equipe. Para realização de tais atividades, cabe a área traçar o planejamento financeiro mensal e anual da equipe para que seja possível adquirir todos os componentes necessários e custear as atividades relacionadas a construção do protótipo.
A Capitania é a ponte de contato entre professor orientador e equipe. Responsável por resolver todas as questões burocráticas envolvendo a equipe, universidade e competição. Além disso, a área tem como objetivo manter todos os membros motivados, criar e controlar cronogramas, definir junto com as áreas os objetivos e metas da temporada, além de juntamente com a GPTQ, realizar o acompanhamento individual de todos os membros.
A área do PowerTrain é responsável pelos cálculos de dimensionamento, elaboração de projeto e construção dos componentes responsáveis por transmitir a força motora às rodas do veículo. Essa área trabalha com o objetivo de maximizar a eficiência dessa transmissão, evitando ao máximo possíveis perdas de energia em cada componente presente no sistema. Dessa forma, é fundamental aprimorar os conhecimentos em conceitos de energia, potência e torque para, então, buscar o melhor desempenho em aceleração e velocidade final do protótipo, de acordo com o que é requisitado nas competições.
O setor do freio é responsável por dimensionar e projetar a melhor configuração do sistema de frenagem, garantindo que a velocidade do carro seja reduzida até a velocidade desejada e, também, que o carro consiga se manter estático quando necessário. A área busca sempre um projetar de forma que otimize a dinâmica do protótipo ao aplicar uma frenagem contínua, sem causar a sensação de “arranco” no baja, tornando o processo de frenagem confortável para o condutor.
Além disso, trata-se de um sistema utilizado para a segurança do veículo e do piloto, o que torna o seu estudo e aprimoramento algo importante para o projeto.
O chassi desenvolve funções indispensáveis para o funcionamento do veículo, como a gaiola, habitáculo onde o piloto está submetido. Esta serve como proteção para possíveis acidentes e, também, é onde todos os outros componentes do carro são posicionados e fixados. Para um bom chassi, devemos sempre pensar em uma boa ergonomia. Ou seja, a facilidade e qualidade de direção para o piloto, o qual encara cerca de 4 horas de prova durante a competição. O design tem a função de garantir a imagem e identidade da equipe. Nessa área, são desenvolvidas as carenagens do carro, podendo variar de linhas e desenhos que deem vida ao veículo, até homenagens à pessoas e instituições, mostrando o espirito de competição de um baja.
Responsável por toda a parte elétrica e eletrônica do carro, envolve do estudo dos melhores componentes para determinadas analises até a fabricação das placas e ligação de componentes. Tendo como responsabilidade o auxilio das demais áreas, obtendo dados necessários para a validação do projeto, o setor atua com sensores e programação de circuitos desenvolvidos exclusivamente para cada analise como, por exemplo, sensores de combustível, velocidade, temperatura, deslocamento de componentes e outros demais testes para a evolução e aprimoramento do baja. Também é responsável pela parte de segurança elétrica do carro, como chaves de emergência e luz de freio, fundamentais para participar da competição, além de desenvolver painéis e comunicação entre sensores afim de passar dados do veiculo em tempo real ao piloto. Como um todo, pode-se dizer que a eletrônica é uma área de extrema importância para a evolução do carro e também dos membros devido aos desafios em se trabalhar na sensoreação do veículo.
Área responsável por toda análise e confiabilidade estrutural dos componentes utilizados pelas demais áreas. Seu objetivo é garantir a resistência dos mesmos de acordo com os esforços aos quais serão submetidos. Antes de uma peça ser produzida, a área realiza validações através de softwares específicos que envolvem simulações computadorizadas e cálculos. Assim, é possível verificar o material indicado, dimensionamento e possíveis falhas. Após esse processo, é repassado para o setor responsável pelo componente um direcionamento para a otimização necessária no projeto antes da sua produção, garantido maior eficiência.
O parâmetro desses dois subsistemas andam juntos e têm como principal objetivo determinar a dinâmica do veículo, atuando na manobrabilidade e no esterçamento. A suspensão tem como papel principal absorver os impactos causados pelas irregularidades do terreno, garantindo para o piloto um sistema estável e de conforto e para os componentes do veículo, sua preservação. A direção é atribuída à condução do protótipo.
O projeto conta com o tipo de desafio que iremos enfrentar. A partir disso, são buscados parâmetros que tragam o melhor desempenho em cada situação.
FIQUE POR DENTRO DO MUNDO BAJA